Notícias

  • Início
  • Notícias
  • Debate ao Fim de Tarde - Gestão Activa do Sistema e Flexibilidade: do desafio à oportunidade

Debate ao Fim de Tarde - Gestão Activa do Sistema e Flexibilidade: do desafio à oportunidade

Realiza-se no próximo dia 2 de Outubro, pelas 18 horas, no Auditório da Ordem dos Engenheiros em Lisboa mais um "Debate ao Fim de Tarde" subordinado ao tema "Gestão Activa do Sistema e Flexibilidade: do desafio à oportunidade", que terá como orador convidado Luís Cunha, Director for European Affairs and Future Networks, EDP Distribuição. 

O setor energético está em profunda transformação. A eletricidade é um elemento chave da transição para uma sociedade mais descarbonizada. A capacidade de integração do sistema, suportada na crescente flexibilidade na utilização dos recursos distribuídos, funcionará, cada vez mais, como parte da solução para gerir a crescente complexidade, ao mesmo tempo que é promovida a participação ativa dos clientes, cidadãos e comunidades.

Um dos primeiros passos, conforme recentemente reconhecido no ‘pacote energia limpa para todos os europeus’, passará por uma definição mais clara do potencial de interligação entre a gestão ativa do sistema (active system management) e o acesso a recursos externos flexíveis, envolvendo operadores de rede, agentes de mercado e consumidores, de forma individual ou agregada.
Nesta sessão, são apresentados os mais recentes desenvolvimentos a nível europeu e procuram debater-se as oportunidades para o setor e a convergência indispensável para uma transição energética bem-sucedida.

As inscrições são gratuitas e limitadas à capacidade da sala devendo ser efectuadas através do envio de email para o endereço geral@apenergia.pt .

Para mais informações sobre esta iniciativa da Associação Portuguesa da Energia e da Especialização em Energia da Ordem dos Enegenheiros poderá contactar o secretariado da APE, através do email geral@apenergia.pt