WEC

Congressos WEC

22º Congresso do WEC, Daegu, 13 a 17 de Outubro de 2013

O 22º Congresso Mundial de Energia, que teve lugar em Daegu, Coreia, entre 13 e 17 de Outubro, registou cerca de 7500 participantes de 123 Países, incluindo mais de 50 Ministros A APE esteve representada pelo Presidente da Direcção e outros dois associados individuais. O Congresso teve como tema geral «Securing Tomorrow’s Energy Today», tendo sido recebidas mais de 350 comunicações (tendo sido aceites cerca de 150, das quais 10 premiadas).

O Congresso recebeu uma mensagem gravada do Secretário-geral das Nações Unidas, tendo Ban Ki-Moon afirmado que “a energia estabelece uma conexão indispensável entre crescimento, equidade social e oportunidades”.

O WEC publicou no início do Congresso uma Declaração que procurou dar uma perspectiva realista sobre algumas ideias correntes, que classificava como ‘mitos’, destacando-se as seguintes de pendor pessimista:

- Em matéria de alterações climáticas, mesmo no cenário que atinge melhores resultados no estudo “World Energy Scenarios” chegaremos a 2050 com um nível de emissões duplo daquele que seria compatível com o objectivo dos 450ppm e aumento médio da temperatura de 2ºC;

- Apesar do progresso obtido na redução da pobreza energética, em 2030 haverá entre 730 e 880 milhões de pessoas sem acesso à energia elétrica e, em 2050, ainda entre 320 e 750 milhões, de acordo com os dois cenários (Simphony e Jazz) apresentados no referido estudo.

A nova Presidente do WEC, Marie-José Nadeau, que tomou posse durante o Congresso, acentuou também a dificuldade em alcançar o acesso universal à energia, ao afirmar: «Global Energy supplies are plentifull… Yet, 1.2 billion people remain without access to Energy».

Mais de 100 jovens (um português), que tinham sido sujeitos a um processo de selecção prévia, estiveram reunidos no evento paralelo Future Energy Leaders Programme.

Além das sessões públicas, realizaram-se durante o Congresso um encontro ministerial e três mesas redondas: World Energy Council Insights, Global Electricity Initiative e World Energy Leaders’ Summit, tendo sido convidado para intervir neste último painel o Presidente da APE, Eng. Cruz Morais