Notícias

  • Início
  • Notícias
  • Debate ao fim da Tarde - Desempenho Tecnológico na Transição para a Energia Limpa

Debate ao fim da Tarde - Desempenho Tecnológico na Transição para a Energia Limpa

Realizou-se o passado dia 26 de Setembro mais um Debate ao Fim da Tarde, desta vez dedicado ao tema Desempenho Tecnológico na Transição para a Energia Limpa" apresentado por Nuno Antunes, Sócio da Miranda e Associados, tendo como comentadores os Professores Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG e António Sá da Costa, Presidente da APREN. 

A transição para um futuro energético fundamentalmente baseado em energias limpas, decorrente do combate às alterações climáticas, só será exequível, em termos realistas, através da incorporação de desenvolvimentos tecnológicos múltiplos a um ritmo que dê resposta aos desafios globais em matéria de sustentabilidade socioeconómica e de energia.

Infelizmente, as notícias não são boas: na avaliação que a Agência Internacional de Energia vem fazendo do ponto de situação em que se encontra cada uma das tecnologias relevantes, dos 38 parâmetros em avaliação, apenas 4 parâmetros têm um desempenho tecnológico que se coaduna com a transição energética que se pretende implementar. 

Realizado no Auditório da Miranda e Associados, em Lisboa, o debate contou com 30 participantes, numa sessão com um animado período de debate.