Notícias

World Energy Week, Lisboa 2017

Realizou-se no passado mês de Outubro a World Energy Week, que teve lugar em Lisboa, com organização da APE e a que foi concedido o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Reunindo cerca de 400 participantes de 60 nacionalidades o evento, organizado em redor da Executive Assembly anual do World Energy Council contou com a presença de representantes dos comités membros do Council, bem como de convidados seleccionados de diversas empresas e governos de várias regiões do globo.

De 16 a 20 de Outubro, para além da Executive Assembly, realizaram-se também o ‘Secretaries Day’, dirigido a todos os Secretários Gerais dos Comités membros, o  ‘Global Regional Plenary’, as ‘Regional Meetings’;  dois Workshops temáticos, as reuniões dos Órgãos do Gestão do Council, a ‘Future Energy Leaders’Summit, a Conferência do Comité Organizador e, no último dia, promovendo a projecção ao exterior, a ‘Energy Trilemma Summit’ e ‘World Energy Leaders’ Summit’, para que são convidados responsáveis de alto nível empresarial e político.

A Conferência Anual da APE, realizada na manhã do dia 18 de Outubro, contou com uma assistência na ordem dos 150 participantes, entre inscrições directas de publico português e presenças dos participantes nas outras actividades da World Energy Week. com o tema geral ‘Keeping Ahead of Energy Challenges’, a Conferência dividiu-se em dois painéis, presididos, respectivamente, por Ângelo Ramalho (EFACEC) e José Gonçalves (Accenture). O primeiro, dedicado à ‘Descarbonização da Economia’, teve como oradores Pedro Neves Ferreira da EDP, Fernando Nunes da Silva do IST e Vasco Ferreira da Comissão. O segundo painel relativo à 'Reformulação dos mercados de electricidade’, teve como oradores Nuno Ribeiro da Silva da Endesa, Artur Trindade do OMIP e Cristina Portugal da ERSE. A presença do Ministro da Economia na Sessão de Abertura da Conferência, foi cancelada devido ao luto nacional decretado nesses dias, tendo o Chairman do World Energy Council Younghoon David Kim realizado a intervenção inicial.

Como já referido foi concedido ao evento o Alto Patrocínio do Presidente da República, bem como a sua anunciada presença no encerramento, cancelada devido às trágicas consequências dos incêndios que assolaram o País nesses dias, não deixando, contudo, o Senhor Presidente de enviar uma Mensagem que foi lida na sessão plenária do World Energy Leaders’ Summit / Energy Trilemma Summit, na manhã do dia 19 de Novembro.