WEC

Estudos WEC

O World Energy Council tem vindo a produzir estudos fidedignos há mais de 80 anos. Estes estudos e o programa de trabalho que os suporta são reconhecidos em todo o mundo como uma fonte fidedigna e realista de informação para todos os aspectos do sector de energia.

Programa de trabalhos principal do World Energy Council produz Informação Estratégica, sob a forma de relatórios regulares que procuram compreender o que está a acontecer na globalidade do setor energético e fornecer soluções para um sistema energético mais sustentável.

O nosso estudo sectorial - ou específico por tema –“World Energy Perspectives”, proporciona um relatório orientado para os resultados, ao passo que os nossos estudos Globais e Regionais proporcionam uma plataforma para o diálogo colaborativo específico.

As publicações do WEC são consideradas ferramentas essenciais por parte dos governos, indústria, investidores, ONGs e academia à procura de uma análise factual e imparcial, em que basear  os seus processos de decisão.

 

 

The road to resilience - managing and financing extreme weather risk

A via para a resiliência – gestão e financiamento de riscos climatéricos extremos” é o primeiro de uma série de relatórios que aborda a necessidade de mais investimentos e mudança de sistema para combater os novos riscos emergentes, incluindo a condições meteorológicas extremas, o nexus alimentação-água-energia e os riscos cibernéticos.

A versão Portuguesa do Sumário Executivo está também disponível numa tradução da APE. 

 

2015 Energy Trilemma Index: Benchmarking the sustainability of national energy systems

Complementando o Relatório Trilema da Energia 2015 o Trilemma Index é um ranking comparativo de 130 países, baseado na análise comparativa da sustentabilidade dos sistemas de energia e atribuindo aos países uma classificação, evidenciando formas como os países conseguem equilibrar os compromissos entre os três objectivos do trilema.

 

World Energy Trilemma 2015: Priority actions on climate change and how to balance the trilemma

Para ajudar os decisores políticos, na definição de objectivos para o clima e o desenvolvimento e na criação de metas e políticas em fóruns nacionais e internacionais, o Conselho Mundial de Energia, em parceria com a consultora global de gestão Oliver Wyman, publicou em 2015 o "Relatório Mundial Trilema da Energia: acções prioritárias em matéria de alterações climáticas e como equilibrar o trilema ".

 

World Energy Issues Monitor 2015

O World Energy Issues Monitor 2015 procura ajudar a definir a agenda mundial de energia,bem como sua evolução ao longo do tempo, fornecendo uma percepção ao mais alto nível do que constituem questões de incerteza crítica, em contraste com aquelas que exigem ação imediata ou constituem um sinal de desenvolvimento para o futuro.

 

Global Electricity Initiative: 2014 Report

O relatório de 2014 da Global Electricity Initiative (GEI), identifica as oportunidades inexploradas para as empresas de energia elétrica integrarem ainda mais um futuro de baixo carbono. O estudo abrange empresas de países que, em conjunto, correspondem a cerca de 80% da capacidade de geração instalada global.

World Energy Trilemma 2014: Time to get real – the myths and realities of financing energy systems

Para ajudar os decisores políticos a promover a evolução de sistemas de energia competitivos e sustentáveis, o World Energy Council, em parceria com a consultora global de gestão Oliver Wyman, publicou em 2014 o "Relatório Mundial Trilema da Energia: Momento de agir - os mitos e as realidades do financiamento dos sistemas de energia". Este sexto relatório anual destaca as perspectivas da comunidade financeira sobre os desafios e oportunidades para intensificar os investimentos no sector da energia, sendo complementado pelo  Trilemma Index Report, que classifica os países de acordo com parâmentros de equilíbrio entre os vários desafios do Trilema. 

 

World Energy Perspective: Energy Efficiency Technologies

Este relatório resume os resultados do projecto-piloto lançado pela “Knowledge Network” do WEC sobre Tecnologias de Eficiência Energética. Este trabalho, centrado nas tecnologias complementa os relatórios Energy Efficiency Policies e as bases de dados sobre  Energy Efficiency Indicators e Policy measures.

 

World Energy Issues Monitor 2014

O que mantém os líderes de energia acordados à noite? Esta é uma questão central num contexto de elevada incerteza, onde a energia está novamente no topo da agenda política global.

World Energy Insight 2013

A World Energy Insight é a publicação oficial do World Energy Council, cuja  edição de 2013 foi distribuída no Congresso Mundial de Energia, em Daegu, em Outubro de 2013. Inclui entrevistas, artigos e estudos de caso de um distinto painel de diretores do Conselho Mundial de Energia, CEOs, ministros, académicos e líderes de opinião de todas as áreas do sector de energia.

World Energy Resources: 2013 Survey

Como a energia é o principal "combustível" para o desenvolvimento económico e social, e uma vez que as actividades relacionadas com a energia tem impactos ambientais significativos, é importante para os decisores ter acesso a dados confiáveis e precisos num formato acessível.

World Energy Perspective: Cost of Energy Technologies

O World Energy Council e a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) formaram uma parceria para realizar um abrangente estudo comparativo dos custos de produção de electricidade, a partir de uma vasta gama de recursos, convencionais e não-convencionais.

World Energy Trilemma: Time to get real – the agenda for change

Para auxiliar os decisores políticos e indústria da energia a promover o avanço de sistemas energéticos sustentáveis, o World Energy Council, em colaboração com a empresa global de consultoria de gestão Oliver Wyman, publica o Relatório World Energy Trilemma: Time to get real – the agenda for change.

World Energy Scenarios: Composing energy futures to 2050

O World Energy Scenarios: Composing energy futures to 2050 é o resultado de um estudo de três anos conduzido por mais de 60 especialistas de cerca de 30 países, com modelos fornecidos pelo Instituto Paul Scherrer. O relatório avalia dois cenários políticos contrastantes, o cenário Jazz mais impulsionado pelo consumidor e o cenário Symphony mais orientada pelo eleitor

World Energy Trilemma 2013: Time to get real – the case for sustainable energy investment

Para auxiliar os decisores políticos e indústria da energia a promover o avanço de sistemas energéticos sustentáveis, o World Energy Council, em colaboração com a empresa global de consultoria de gestão Oliver Wyman, publicou o relatório World Energy Trilemma 2013: Time to get real – the case for sustainable energy investment.

World Energy Perspective: Energy Efficiency Policies – What works and what does not

O relatório, World Energy Perspective: Energy Efficiency Policies , é produzido em colaboração com a agência de energia e ambiente da França, ADEME. O relatório revela que cada vez mais países desenvolvem actualmente políticas de eficiência energética, mas salienta, também, vários factores que afectaram o desenvolvimento da eficiência energética em 85 países, que representam mais de 90% do consumo energético mundial.